5 aplicativos de produtividade para tornar sua gestão do tempo eficiente


Tem pessoas que parecem ter nascido com um dom quando o assunto é gestão de tempo, não é mesmo? Sempre realizando várias atividades sem se esquecer de nada. Pense bem, você provavelmente conhece alguém assim. E na maioria das vezes essa pessoa nos serve de inspiração. 

Mas caso você não tenha nascido com esse dom, saiba que existem maneiras de conquistá-lo. Quer saber como? Continue lendo este artigo.


Qual o significado de produtividade


Antes de sair fazendo mil coisas ao mesmo tempo e se achando produtivo, precisamos entender o significado de produtividade. As pessoas geralmente confundem uma pessoa produtiva com uma pessoa atarefada. 

A produtividade está relacionada com eficiência, ou seja, é produzir mais com o melhor aproveitamento possível. Por exemplo, se um funcionário X entrega determinadas tarefas em 5 horas e o funcionário Y entrega a mesma quantidade em 8 horas, não há dúvidas de que o X é mais produtivo, certo? Não adianta se encher de tarefas e não conseguir entregá-las.

Outra coisa com a qual a produtividade é confundida é as horas trabalhadas. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia pode ser bem mais produtiva do que outra que trabalha 12 horas. Aliás, longas jornadas de trabalho só servem para diminuir sua produtividade #ficadica.


Aplicativos de produtividade


Sabe aquela pessoa que citei no começo? Que tem controle sobre as horas do dia, que nunca esquece nenhum compromisso e parece um mago da  gestão do tempo? Pois agora, com esses aplicativos, você vai poder ser esta pessoa. 

Talvez a parte mais difícil seja escolher quais dos apps você vai usar – são tantas opções. A busca por apps de produtividade é tão grande que as lojas de aplicativos possuem uma categoria exclusiva para eles. Você pode testá-los e ver quais se adaptam melhor a sua rotina, ao seu tipo de tarefa e seus objetivos. 


1. Pocket


O Pocket permite que você salve links para ver mais tarde (seja imagens, vídeos ou textos). Ele funciona e sincroniza com várias plataformas, o que facilita muito o acesso depois, que também pode ser feito offline.

Com a quantidade de informações que recebemos hoje em dia esse app é de grande ajuda. Além de deixar todos os links organizados ele também sugere novos conteúdos a partir do que você andou salvando. Com ele, aquele texto que você não teve tempo de ler na sua pausa pode ser lido no ônibus, em uma fila, ou numa sala de espera, por exemplo. E isso aumenta muito sua produtividade, mesmo em locais antes não imaginados.


2. Evernote


Ele pode ser usado como se fosse um cérebro online. Parece estranho, mas a verdade é que com o Evernote você pode anotar todas as suas ideias e coisas a fazer de forma que fique organizado e que nada se perca, ao contrário do nosso cérebro, não é mesmo? Essas notas fazem backup na nuvem e por isso ficarão seguras até que você decida excluí-las. 

Dentro dos arquivos ele oferece um buscador poderoso, permite editar textos – assim como o word – e também compartilhar esses arquivos. Nesse vídeo, Henrique Carvalho detalha mais as funções desse app.


3. Todoist


O Todoist é perfeito para gerenciar listas de tarefas, online e offline. Ele funciona em 10 plataformas diferentes, ou seja, não importa seu dispositivo, você terá suas tarefas sempre à mão. Além disso, ele possui design minimalista para que não haja distrações durante o uso.

Ele também permite o compartilhamento dessas tarefas para que mais pessoas contribuam, seja sua equipe, família ou amigos – o aplicativo foi pensado para que não ficasse restrito apenas ao escritório. 


4. Google Agenda


É difícil falar de produtividade e gestão do tempo e não pensar em uma agenda, afinal, como organizar suas tarefas sem nem saber quantas horas do dia você dispõe para realizá-las? 

Pensando assim, minha dica é a Agenda do Google! Eu já torci o nariz para ela no passado, mas não tem como negar sua evolução. Com o tempo ela melhorou muito, tanto que hoje é minha agenda favorita. Com ela eu consigo distribuir todas as minhas atividades ao longo do dia, colocar horários, o local e com quais pessoas eu farei.


5. 1Password 


Esse aqui também funciona como uma parte do cérebro, mais especificamente aquela responsável por lembrar suas senhas. 

O 1Password é um gerenciador de senhas, com ele você nunca mais precisará lembrar delas, você só precisa lembrar da principal senha de acesso. Além disso, também não vai mais precisar digitá-las nas telas de login, pois ele já faz isso pra você. Ele também conta com um gerador de senhas para que você gere um código seguro, ao invés de ficar usando datas de aniversário ou o número da placa do carro, por exemplo.

Sua produtividade aumenta porque você não gasta tempo tentando lembrar de todas aquelas senhas, e pode apostar, eu sei que são muitas.


#Bônus – Kill News Feed

 

Sugiro que essa seja usada em último caso. Se você é uma pessoa que não consegue ficar longe das redes sociais – em especial o Facebook –, essa extensão foi feita pra você! 

Ela é uma extensão do Google Chrome e depois de instalada ela substitui sua timeline pela frase: 

(não seja distraído pelo Facebook!)


Esses são alguns dos melhores aplicativos de produtividade, já testei todos eles e são realmente bons. Cabe a você avaliar o melhor para o seu caso. Mas não se esqueça que além destes é possível encontrar mais na sua loja de aplicativos, na categoria “produtividade”.

Ah! Leia também nossas dicas de apps para um trabalho em grupo eficiente

E como eu sei que só aplicativos podem não ser suficientes, separei também algumas dicas pra te ajudar a ser mais produtivo: 


Como alcançar a produtividade no seu dia a dia


Que tal umas dicas para casar com esses aplicativos maravilhosos e aumentar de vez sua produtividade? Aqui vão elas: 

#1 Ser produtivo não é trabalhar 12 horas seguidas

Faça uma lista de todas as suas tarefas, enumera-as em ordem de prioridade. Comece pelas essenciais – as quais devem ser cumpridas ainda naquele dia.

Com elas em ordem de prioridade fica mais fácil visualizar as que podem ser deixadas para amanhã, isso evita que você vá noite a dentro fazendo uma tarefa não tão importante.


#2 Dê uma pausa para um café

Sim, esse momento é importantíssimo. Principalmente se você estiver preso a uma tarefa que não está rendendo, mesmo que o prazo dela esteja acabando.

Você me pergunta: mas assim não perco ainda mais tempo?

Não. Parar e recuperar as energias e foco deve ser prioridade. Até porque se você não está progredindo não tem por quê continuar. Lembre-se: produtividade está relacionada a eficiência.


#3 Saia das redes sociais

A dica é não trabalhar 12 horas seguidas, mas trabalhar 5 e passar as outras 3 navegando sem rumo na internet também não vale. 

Separe alguns momentos do dia para checar seu e-mail e suas redes sociais. Assim, enquanto estiver trabalhando você terá foco apenas no que está fazendo.


#4 Tenha uma boa noite de sono

Essa é uma daquelas dicas que parecem batidas, mas na verdade faz toda a diferença para a sua produtividade.

Uma noite bem dormida te dará disposição para cumprir com suas tarefas, caso contrário, você terá um baixo rendimento e vai ficar contando com o momento de ir pra casa descansar. 


E aí gostou desse artigo? Então curta nossa fanpage!, lá sempre postamos dicas para otimizar sua rotina, seja ela no trabalho ou na faculdade. 

E se você é apaixonado por aplicativos, leia as nossas dicas de apps para um trabalho em grupo eficiente



Veja ta mbém