6 filmes motivacionais que todo estudante deveria assistir

Estar 100% motivado para os estudos nem sempre é fácil. Tem momentos em que a falta de energia parece tomar conta, dando a impressão que tudo está mais difícil do que realmente está. Nessas horas, tudo o que queremos é deitar num sofá e assistir a um bom filme.

Mas engana-se quem acha que filmes são meras formas de entretenimento. Alguns deles além de entreter servem também para nos trazer ótimas lições de vida. Aposto que ao ler esse último trecho você se lembrou de algum, não é mesmo?

Então, fizemos uma lista com 6 filmes que, além de entreter, vão também te dar ânimo e força para que você saia do sofá e continue a produzir!

AGORA, PEGUE O SEU BALDE DE PIPOCA, SEU MELHOR PIJAMA E CRUZE OS DEDOS PRA QUE TODA ESSA LISTA ESTEJA NA NETFLIX ;)


1. Dois Filhos de Francisco (2005)

Logo de cara começamos com um filme nacional e que foi aplaudido pela crítica. O filme conta a história de Francisco Camargo e seus esforços para transformar dois de seus filhos em uma famosa dupla sertaneja (Zezé di Camargo e Luciano).

Por meio da narrativa podemos perceber que, apesar da falta de dinheiro e de instrução, os esforços de Francisco deram retorno, nos fazendo notar que a persistência e a determinação são extremamente importantes para que um sonho possa se tornar realidade.


2. Uma Lição de Vida (2014)

Quando jovem, Maruge lutou pela liberdade de seu país, tendo sido preso e torturado no processo. Após o discurso do presidente do Quênia, que diz garantir educação para todos, ele decide se matricular, aos 83 anos, numa escola primária. Como a escola tem mais crianças do que sua estrutura precária comporta, sua matrícula é negada, e ele precisa insistir muito até ser aceito. Entretanto, quando finalmente inicia os estudos, torna-se motivo de muita indignação na comunidade, o que coloca em risco sua segurança.

O filme é baseado em fatos reais. Maruge foi a pessoa mais velha a ingressar na escola primária. Sua perseverança e determinação em aprender a ler beiram o desespero. É o tipo de filme que nos faz dar valor (ou redescobri-lo) ao estudo, a faculdade e ao aprendizado em geral.

Curiosidade: Em setembro de 2005 ele foi convidado a falar na ONU, sobre a importância da educação primária gratuita durante a Cúpula de Desenvolvimento do Milênio.




3. O Diabo Veste Prada (2006)

Baseado no livro homônimo de Lauren Weisberger, essa comédia traça a vida profissional de Andrea “Andy” Sachs. Ela é uma jornalista que é contratada para ser secretária de Miranda Priestly, uma arrogante editora chefe da revista de moda Runway.

O bacana desse filme é que ele mostra a superação de Andrea quando ela resolve provar para sua e chefe – e todos que trabalham com ela – que é capaz de ser uma ótima profissional e se encaixar, até mesmo no ramo da moda – o qual ela considera superficial.


4. A Teoria de Tudo (2016)

O brilhante físico britânico Stephen Hawking descobriu que tinha uma doença degenerativa enquanto estava no auge de sua juventude (21 anos). Mas esse problema não impediu que ele continuasse a perseguir suas teorias e publicar seus livros. 

Um dos maiores ensinamentos desse filme é: a capacidade que a nossa mente tem em realizar feitos extraordinários quando se há paixão pelo que faz, ainda que o corpo esteja padecendo. 


5. Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

O filme é uma produção britânica vencedora de 8 Orscars. Ele conta a história de Jamal Malik, um jovem morador de Mumbai, que está participando de um programa de TV de perguntas e respostas, que leva o mesmo nome do filme. Antes de responder a última pergunta ele é preso pela polícia sob acusação de trapacear no programa.

Para provar sua inocência, Jamal conta como sua vivência na favela, as confusões com traficantes indianos e as gangues o ajudaram a adquirir os conhecimentos exigidos no programa.

O ensinamento do filme fala de como é possível tirarmos uma lição até mesmo das coisas ruins e de utilizarmos as adversidades ao nosso favor.



6. Invictus (2009)

Outro filme que retrata uma história real de superação. Ele foca, em particular, na vitória da Copa Mundial de Rugby de 1995, em que o time sul africano, que contava com apenas um jogador negro, venceu contrariando todos os prognósticos. 

O filme mostra os esforços do recém eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela, para unificar uma nação – logo após o fim do apartheid. Vale a pena assistir esse filme pois fala sobre a importância da motivação para vencer obstáculos que, a princípio, parecem insuperáveis. Além, é claro, das ótimas lições sobre liderança e trabalho em equipe.


#Bônus – House of Cards

Essa última indicação é, na verdade, uma série. House of Cards mostra a trajetória de ascensão de Frank Underwood, um político ambicioso. Contrariando toda nossa lista, o protagonista dessa vez é um vilão. Mas, apesar disso, ele traz bons ensinamentos sobre motivação. 

Ao longo da série você verá que ele é capaz de coisas inescrupulosas para conseguir o que quer e, se ignoramos o fato de que ele é um vilão, podemos perceber quão determinado ele é. Agora, imagine se usássemos toda essa obstinação de Frank para o bem? 


Gostou dessa lista? Bom, com esses filmes motivacionais, não vai faltar inspiração para continuar determinado nos estudos, não é? Para ficar por dentro de outras dicas imperdíveis, siga nossa fanpage

Veja ta mbém