Como tornar os trabalhos de faculdade mais interessantes para seus alunos?


O trabalho de faculdade é uma ótima forma de proporcionar conhecimento aos seus alunos. Seja por meio das pesquisas sobre o conteúdo – quando ele é individual, e isso faz do aluno mais independente, tendo que buscar por conta própria. Ou por meio de aprendizados que a convivência traz – quando é feito em grupo. 

Dentre as características que um trabalho de faculdade exige – e estimula – podemos citar:

  • Trabalho em equipe;
  • Respeito às diferenças;
  • Liderança;
  • Organização;
  • Oratória e capacidade de argumentação.


Mas, apesar de todos esses aprendizados, uma coisa é certa: alguns alunos podem torcer o nariz para ele.

Foi pensando nisso que elaboramos algumas dicas para você tornar os trabalhos de faculdade mais interessantes. Vem com a gente!


#1 Aproxime-se da realidade deles


Lembre-se que você está lidando com jovens que, na maioria das vezes, já nasceram conectados. Manter a atenção de nativos digitais é ainda mais difícil do que era manter a atenção de estudantes há alguns anos atrás. 

Sendo assim, tente se aproximar e aproximar também seu conteúdo da realidade deles. Se a disciplina exige entregas de trabalho durante o semestre, crie um blog para isso. Um grupo no Facebook para tirar dúvidas sobre a matéria, compartilhar informações e até para dar avisos é bem bacana. A chance de eles verem o aviso em forma de postagem é muito maior do que se eles tivessem que abrir os velhos e-mails enviados pelo departamento. 


#2 Tecnologia, lá vamos nós 




Além de se atentar aos novos formatos de entrega, olhe também para como se dá o processo de execução do trabalho. Já parou para pensar que no seu tempo, realizar um trabalho de faculdade exigia a reunião de todos do grupo? Encontrar uma data e horário que fosse comum a todos?

Pois hoje em dia isso mudou (e muito!). Sugira aplicativos que facilitem esse caminho, afinal, é para isso que eles existem. Por sorte nós já fizemos uma lista de apps que podem te ajudar – com isso você economiza tempo procurando e ainda ganha uns pontos com seus alunos. 


#3 Bora botar a mão na massa e aprender de verdade?!


Sabemos o quanto a teoria é importante, mas se você quer fixar, e até mesmo validar, tais teorias, não tem jeito melhor do que praticando! A prática é uma ferramenta poderosa na formação de um bom profissional.

Coloque-os em contato com o mercado através da plataforma UpMe!. Ela é tecnológica, movimenta a economia colaborativa, estimula o empreendedorismo e o protagonismo dos alunos e, além disso, os trabalhos de faculdade podem ser aproveitados como projetos de extensão e virar experiência no Lattes. Entenda:



Viu só que bacana!? Para conhecer os projetos disponíveis cadastre-se na nossa plataforma (é gratuito!)

E aí, tá afim de formar profissionais mais preparados e ajudar a movimentar a economia? Então compartilhe esse artigo para outros professores! 



Veja ta mbém