Como um trabalho de faculdade fez Letícia conquistar o primeiro estágio


Era o primeiro semestre letivo de 2016 e a UpMe! fazia seus primeiros projetos pilotos em Floripa, dentre eles, o trabalho de faculdade que futuramente colocaria Letícia em seu primeiro estágio.

Incentivados pela professora, a turma da segunda fase do curso de Administração Empresarial da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC ESAG) escolheu usar a plataforma para encontrar clientes reais para seus projetos de aula. 

O trabalho de faculdade


Um trabalho de faculdade interdisciplinar, que unia todas as matérias, foi um grande desafio para aqueles alunos que eram praticamente calouros. Os grupos da turma escolheram entre as demandas de empresas por planejamento estratégico disponíveis no sistema e o time de Letícia optou por um escritório de Arquitetura para atender, o Espaço do Traço. Letícia conta que, para os estudantes, a proposta de usar a UpMe! era inovadora já que “é difícil conseguir uma empresa para realizar um trabalho desse tipo”, comenta.

O primeiro contato com o mercado 


Letícia destaca a facilidade com que a UpMe! pôde proporcionar o contato com a empresa: “É ótima essa interação do aluno com o mercado de trabalho durante as aulas logo no começo da faculdade, principalmente porque as empresas preferem alunos com mais expertise quando escolhem estagiários, o que deixa os calouros sem tanta opção de contato com o mercado”. Letícia se destacou na reunião com o cliente e foi prontamente convidada para fazer parte do time do escritório como estagiária: “Com certeza eu só consegui essa oportunidade tão rápido por causa da UpMe!”.

A passagem pelo estágio


A confiança investida em Letícia no primeiro estágio mudou a sua postura pessoal e profissional. “Me senti diferente depois de ter trabalhado lá, mais confiante. É uma empresa pequena e as sócias confiaram muito em mim, me dando autonomia para trabalhar”, destaca. 

Após a contratação de Letícia e o bom trabalho desenvolvido por ela, as empreendedoras passaram a ver seu negócio com um olhar ainda mais profissional e empreendedor, com viés de inovação e de metas: “nós construímos isso juntas, esse foi um dos meus maiores presentes”, diz Letícia. 

A dificuldade de encontrar um estágio


Ainda que a área de administração seja ampla, Letícia diz que as oportunidades como a que ela teve são poucas: “talvez eu não tivesse essa autonomia que elas me deram em outro lugar”. “Geralmente não se consegue esse grau de confiança e de responsabilidade em um estágio”.

“O que a gente acaba vendo por aí são estágios onde universitários servem cafezinho ou tiram xerox, o que não tem nada a ver com o curso deles. Foi uma experiência muito boa e eu gostaria que mais pessoas pudessem ter essa experiência. Com certeza foi um dos melhores aprendizados que eu já tive”. 

Depois do escritório de Arquitetura, Letícia já estagiou na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e na startup Exact Sales. Alguma dúvida que experiência abre portas?


A UpMe! quer proporcionar mais contatos como esse. E você, quer ver mais histórias como a de Letícia? Curta nossa fanpage

Veja ta mbém