Dicas eficientes de como se concentrar nos estudos e produzir mais


Você se distrai facilmente? É tirado do foco com frequência, e por qualquer besteira que aconteça à sua volta? Não é fácil saber como se concentrar nos estudos, todo mundo passa por isso, algumas pessoas mais do que outras, é algo que não se prevê: simplesmente não conseguimos concentrar no que fazemos.

Esse é um problema que afeta todas as pessoas. E quando se torna rotineiro e nos impede o tempo todo de nos concentrarmos? Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo com as melhores dicas de como se concentrar nos estudos. Quer saber mais? Continue com a gente!

Como se concentrar nos estudos: o ambiente de estudo


Em geral, o ambiente de estudo contribui muito para sua concentração. Como se concentrar nos estudos se você não estiver em um bom lugar? Você não vai conseguir se não estiver confortável.

A dica aqui é sempre procurar lugares em que se sinta bem, afinal saber como se concentrar nos estudos não é algo fácil. Se estiver em sua casa, é importante que a sua área de estudos seja o seu lugarzinho. Tente uma decoração que te deixe mais concentrado, como investir nas cores certas.

Frases, pessoas e causas que te inspirem também não podem faltar nesse cantinho. Procure estar confortável, fisicamente falando, também. Busque uma boa iluminação, que seja direta, e nunca se esqueça da importância da ergonomia, para que você não tenha lesão por esforço nas mãos ou nas costas.
     
Ainda sobre o local, é importante que não tenha excesso de barulhos externos. Se isso não for possível, tente usar fones com algo que não tire a sua atenção, como o ruído branco, que é um som usado para inibir os barulhos externos.

Como se concentrar nos estudos: otimize o seu tempo


Como se concentrar nos estudos se não tiver tempo pra isso? Vamos te dar algumas dicas de como otimizar o seu tempo. Criar uma divisão correta do tempo é importante para que não se torne monótono e para que você aproveite cada segundo dele.

Estabeleça suas prioridades

Como nós já sabemos, vida de estudante não é fácil. Para facilitar, você precisa saber quais são as suas prioridades de cada dia. Sempre se tem mais coisas para estudar do que tempo, então é legal distribuir as demandas ao longo do dia de acordo com as necessidades. 

Separe um tempo para notificações

Sim, o seu celular pode te atrapalhar na hora dos estudos. Se não estiver no modo silencioso ele vai te notificar coisas que não tem relação com o que você está fazendo, e isso tira sua concentração. 

É importante que você saiba administrar o uso dele. Faça um intervalo de alguns minutinhos para ser notificado, responder mensagens, dar atenção às pessoas… Sem esquecer de silenciar depois! Tente essa dica de como se concentrar nos estudos e veja o resultado.

As listas são suas melhores amigas

Listas não podem faltar no seu dia/semana jamais. Elas vão te indicar a sua demanda e te dar uma ideia melhor sobre como dividir isso nas horas. E vão te ajudar também a não esquecer as coisas.

Outra dica boa é usar aplicativos que te ajudem. Veja aqui alguns que separamos!

Gestão de tempo: como ela vai te ajudar


Como se concentrar nos estudos tendo pouco tempo pra isso? 

Todo mundo tem o dia apertado e muitas coisas para fazer nele. Como se organizar, a ponto de fazer o seu dia ser 100% aproveitado? Você só precisa saber gerir o seu tempo.

Uma boa dica é dividir os estudos em muito mais horas do seu dia do que apenas em uma, ou duas. Existem algumas técnicas sobre isso, quem funcionam com algumas pessoas, como dividir o tempo baseando-se em porcentagem.

Já outras pessoas, preferem dividir os estudos entre as semanas ao invés de dias. Geralmente funciona assim: na segunda é apenas ler, terça é só pesquisar, ou focar somente nos simulados, e assim vai.

Quer aprender mais sobre o que é gestão de tempo e como colocar isso em prática? Separamos um artigo feito especialmente para você, clique aqui para ler mais sobre isso.

Use a UpMe! para ganhar portfólio durante as disciplinas 

Como se concentrar nos estudos: alimentação


Sabe aquela conversa de mãe sobre comer pra ficar mais esperto? Pois é, parece que não é conversa fiada. 

Nutricionistas afirmam que aquilo que consumimos na alimentação é tão importante para memória, o raciocínio e até ajudam em como se concentrar nos estudos quanto estar sozinho em um ambiente sem barulhos externos.

O ideal para que o cérebro funcione corretamente é não pular nenhuma refeição, preferir sempre alimentos naturais e comer de três em três horas. Clichê, mas é o que realmente funciona!

A água também é indispensável pra você que quer saber como se concentrar nos estudos. Em uma pesquisa foi concluído que pessoas hidratadas completam as tarefas em um tempo menor com relação às que estão com sede.

E aí, vamos comer pra ficar mais esperto?

Como se concentrar nos estudos em grupo


É difícil, mas acredite, se concentrar em grupo não é impossível

Se já temos dificuldade em como se concentrar nos estudos quando estamos a sós, o que podemos fazer quando estivermos em grupo? Ou pior: e quando a maioria acaba passando por esse mesmo problema?

A dica aqui é simples na teoria: cada um no seu quadrado, literalmente


É importante que cada um saiba a sua limitação ao trabalhar em grupo. Se você não consegue alcançar a concentração faça a parte em que você precisará dela sozinho. Deixe para estar com os outros quando for necessário a troca de opiniões.

Sentar mais afastado pode resolver. Mas se ainda assim você não conseguir, tente uma área mais isolada, ou até mesmo um outro local. Vai depender do quão longe você precise estar para conseguir focar.

Falando nisso, quer saber quais são os apps que podem te ajudar a trabalhar melhor em grupo? Separamos aqui os 8 melhores, é só clicar e boa leitura!

Como se concentrar nos estudos: um bom sono muda tudo


Como se concentrar nos estudos com sono? Impossível. Ter uma boa noite de sono contribui para a concentração. Mas isso significa concluir todos os estágios do sono. Como andam os estágios do seu sono?

  • O sono (o correto) possui 5 estágios:


  1. o sono mais leve, onde se tem espasmos (impressões de queda), é facilmente acordado
  2. quando os seus músculos relaxam e o seu cérebro fica mais lento, desorientado
  3. primeira fase do sono profundo, onde pode ser difícil de ser acordado
  4. segunda fase do sono profundo, onde também é difícil de ser acordado
  5. REM (Rapid Eye Movement), onde maior parte dos nossos sonhos ocorrem 

  • E quando não conseguimos alcançar o sono perfeito? 


A primeira dica é estabelecer uma rotina de sono (hora para dormir e acordar). A segunda dica para dormir bem é a meditação (conheça o app Zen!), que tem como objetivo acalmar sua mente. Na teoria é algo fácil, e vamos te ensinar uma básica: tire 5 minutos antes de dormir, deite-se (ou sente-se) confortavelmente na cama, relaxe o corpo e esvazie sua mente.

Focar no caminho que sua respiração faz é a melhor dica para conseguir meditar. Quando você perceber que está praticamente dormindo, apenas se deixe ser levado pelo sono. Também pode escutar músicas que te acalmem. No início pode ser difícil, mas não desista até conseguir, isso pode ser o que falta pra você saber como se concentrar nos estudos.

Outras dicas para relaxar e dormir bem é não usar celulares, tabletes, computadores ou TV perto da hora (já estabelecida por você) do sono. Quando há excesso de claridade, o cérebro é estimulado a trocar a noite pelo dia. Ter um bom sono se resume em preparar o seu corpo para esse momento, pense nisso.

E aí, gostou desse artigo? Nos dê o seu feedback! Visite a nossa fanpage, lá sempre postamos as melhores dicas para otimizar a sua rotina, seja ela no trabalho ou na faculdade.


Veja ta mbém