Professores inspiradores: 7 filmes que você precisa assistir


Um professor inspirador pode fazer toda a diferença na vida de um aluno. Tanto que alguns nos marcam pra sempre, seja pelo seu modo de ensinar ou pelo carisma sem igual. Por isso, fizemos uma seleção de filmes que reafirmam a importância do trabalho desempenhado por um docente comprometido. Da educação primária às últimas etapas do ensino superior, o papel deles é fundamental na formação acadêmica, pessoal e profissional dos estudantes.  Confira nossa lista!


O Sorriso de Monalisa



O filme conta a história de uma recém graduada professora que consegue um emprego em um tradicional colégio feminino para ensinar história da arte. Ela fica inconformada com o conservadorismo do colégio, que educa as meninas para serem esposas cultas e respeitáveis mães. Ela então começa a inspirar suas alunas a buscar novos horizontes.

O filme possui uma trama muito parecida com o Sociedade dos poetas mortos, que falamos acima. Em ambos, um professor busca romper as barreiras impostas pela educação tradicional e mostrar aos alunos a importância de buscarmos nosso potencial e evitar uma postura conformista.

Duração: 1h 59 min.


Preciosa: uma história de esperança


Um bom professor consegue ir além dos conteúdos. E foi exatamente isso que ajudou Preciosa Jones – uma adolescente de 16 anos e grávida do seu segundo filho. 

Ao ser expulsa de sua escola ela vai para uma instituição alternativa que recebe alunos que não se adaptaram ao local onde estudavam. Lá a adolescente conhece a Senhora Rain, que incentiva os alunos a escreverem sobre o que sentem e a enfrentar as dificuldades de suas vidas.

Duração: 1h 50 min.


Sociedade dos Poetas Mortos



É considerado um verdadeiro clássico do gênero! A trama gira em torno do personagem de Robin Williams, John Keating, que leciona inglês em uma tradicional instituição de ensino só para garotos. 

Por meio de sua postura irreverente e de sua filosofia de vida, Keating consegue propor aos jovens reflexões acerca de seu papel na sociedade, levando-os a adotar uma postura crítica até em relação à escola. Além de encantá-los com a disciplina de Literatura.

Duração: 2h 08 min


Coach Carter: um treino para a vida


Samuel L. Jackson dá vida a Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos, que aceita o convite para se tornar técnico do time de basquete, em uma escola com altas taxas de repetência e evasão. 

Mais do que “apenas” um técnico, Carter é também um professor que impõe regras mais duras aos atletas – para fazer parte do time é necessário ter boas notas e respeitar um conjunto de atitudes. O método rígido de ensino trouxe bons resultados e também conseguiu colocar os alunos em boas faculdades.

Duração: 2h 17 min.


Ao Mestre Com Carinho



Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que vai dar aulas em uma escola londrina da periferia. O professor tem que enfrentar uma turma cheia de alunos desinteressados e indisciplinados, que fazem de tudo para que ele desista de sua missão de ensinar. Mas, aos poucos ele consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes.

O filme foi um dos precursores no debate sobre o racismo nas escolas. Também rendeu o Oscar de melhor ator a Sidney Poitier, primeiro ator negro a ser premiado por um papel principal.

Duração: 1h 45 min. 


Escritores da Liberdade


Hilary Swank dá vida a professora Erin Gruwell, que transformou a vida de seus alunos por meio da literatura. Ela propõe que os estudantes usem diários para reescrever suas próprias histórias de vida de forma mais humanística e menos violenta. Ela se destaca por não medir esforços para o aprendizado deles, além de ensinar valiosas lições de respeito e tolerância.

O longo foi inspirado em eventos reais, os relatos dos adolescentes foram compilados em um livro, chamado “Os diários dos escritores da liberdade”, que foi publicado e se tornou um best seller.

Duração: 2h 04 min.

Gênio Indomável


Will é um garoto dotado de grande inteligência, mas que já teve algumas passagens pela polícia. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros, mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação.

Um dia, um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como ele tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça.

São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

Duração: 2h 06min.


E então, gostou das nossas dicas? Pra continuar por dentro dessas e muitas mais curta a nossa fanpage




Veja ta mbém