Trabalho em grupo: 8 aplicativos pra facilitar sua vida


Trabalho em grupo é sempre complicado. Nunca sabemos ao certo o que fazer, quem fica responsável por cada coisa ou se as pessoas estão trabalhando dentro do prazo.

O que era para ser uma coisa em conjunto e trazer aprendizado para todos acaba virando tudo uma bagunça, uns acabam fazendo mais, outros menos.

Enfim, trabalho em grupo é assim, tem quem goste e quem não suporte. Mas a verdade é uma só: se você é estudante não tem como fugir dele. Mais cedo ou mais tarde você vai dar de cara com um. Além disso, no mercado também é fundamental saber trabalhar em equipe. A prática dos grupos na universidade é um ótimo exercício de organização.

Mas, apesar dos pesares, o trabalho em grupo pode trazer bons aprendizados. Foi pensando assim que resolvemos trazer alguns aplicativos pra te ajudar nessa tarefa inevitável na vida de todo estudante. 

Eles vão te ajudar a definir prazos, delegar funções, deixar tudo mais organizado, e o principal, a não pirar. Vem comigo!


#1 Trello


O primeiro deles é o Trello, queridinho por quem é chegado em organização e gestão de projetos.

Ele é uma plataforma onde é possível organizar as tarefas por cards. E dentro dos cards você pode delegar funções, colocar prazos limites e fazer checklists. Quando um prazo é definido o aplicativo notifica por e-mail o membro responsável.

Ou seja, além de deixar tudo visualmente mais organizado ele te ajuda a não perder prazos e nem esquecer tarefas. Vai ser uma mão na roda no seu trabalho.


#2 Wunderlist



O Wunderlist é um dos melhores aplicativos de produtividade (na minha humilde opinião). Assim como no Trello você também pode criar checklists, a diferença é que ele funciona de maneira mais individual. Ele também envia notificações via e-mail ou push pelo aplicativo do smartphone.

Seu uso individualizado te dá mais privacidade para colocar tarefas do dia a dia, que vão além do seu trabalho em grupo. Principalmente se você é uma pessoa acelerada e com muitas coisas a fazer, chega uma hora em que só o nosso cérebro não dá conta de nos lembrar.


#3 Bananatag


Com esse aqui a pegada é um pouco diferente. Ele possui uma função mais unilateral do que os outros. O Bananatag é um tracker de e-mail, ou seja, um rastreador. 

Sabe aquele amigo esquecidinho e que diz que nunca recebeu o e-mail? Pois é, com o Bananatag é possível saber se o e-mail foi entregue, se foi aberto etc. Ele pode ajudar também quando você precisa fazer contato com pessoas fora do seu grupo, como professores, por exemplo.

Mas calma! Não vai ficar em cima dos coleguinhas, hein. 


#4 Slack




O Slack é um aplicativo de mensagens em grupo e é considerado por muitos como o Whatsapp das empresas. Parece engraçado, mas ele ganhou essa fama pois, assim como o outro, é intensamente usado, a diferença é que ele é mais comum nas empresas.

 – Mas espera aí, se ele é usado em empresas por que ele está nessa lista? 

 – Calma lá, ele é comumente usado em empresas, mas não quer dizer que você não possa usá-lo para um trabalho em grupo! O que o diferencia do Whatsapp é justamente seu caráter mais formal.

Imagina que você precisa se comunicar com seu grupo, entra no Whatsapp e vê várias conversas de amigos, namorado (a), família etc. Isso dispersa sua atenção, por isso recomendo fortemente que você e seu grupo adotem o Slack.


#5 Pushbullet




Ele também permite e facilita muito a troca de mensagens e arquivos. Mas além disso, o Pushbullet tem uma função única entre esses aplicativos para trabalho em grupo – o acesso remoto!

Ele te dá controle sobre seu computador enquanto você está usando o smartphone, e vice-versa. Assim, caso você esqueça algum arquivo em casa, por exemplo, você pode acessá-lo pelo smartphone, de onde estiver. 

Ou então, permite a leitura de notificações em todas as plataformas. Caso você receba um SMS e seu celular não se encontre ao alcance, a mensagem pode ser lida pelo computador. Bacana não é mesmo?


#6 Mindmeister



Sabe aquele momento logo após montar o grupo em que todo mundo quer contribuir com ideias? Pois então, são muitas falas ao mesmo tempo, além de você também querer contribuir com suas ideias. Caso alguém não as anote o risco de perdê-las é grande. 

Pra isso temos o Mindmeister, ele é um aplicativo online para criar mapas mentais. Assim, é possível ir definindo quais passos seguir a partir de uma ideia.

Não só isso, às vezes o próprio trabalho é volumoso e demanda várias ações, e essas ações precisam ficar organizadas de modo fácil para todos do grupo. Ele coloca as ideias como ramificações, e isso torna mais fácil ver qual ação seguinte a ser tomada.
 



#7 Whatsapp


Bom, esse carinha dispensa apresentações não é mesmo? É quase impossível que você e seus amigos já não o use, mas mesmo assim acho bom reforçar. 

– Ué, mas você não tinha sugerido o Slack?

– Bom, sim, mas o Whatsapp não deixa de ser eficiente, se o seu grupo souber usar, claro.

Os benefícios como mandar áudios, arquivos, conversa em grupo e rapidez eu não vou nem falar muito, até porque acho difícil que você já não conheça. 

Como eu disse anteriormente o uso do Whatsapp durante um trabalho em grupo pode ser arriscado (por conta da sua capacidade de distração), mas se ainda assim você e seu grupo quiserem tentar... eu não recomendo.


#8 G Suite


E por último, como falar da organização de um trabalho em grupo sem citar a querida G Suite? 

A G suite, antigamente chamada de Google Apps for Work, é o pacote que oferece todas as funcionalidades dos aplicativos Google de forma integrada. É claro que devido a quantidade de aplicativos que ela contém, pode ser que você não use todos. Então vou falar aqui os que são mais usados, geralmente.

Docs – é ótimo por ser online. Quem nunca fez um trabalho em grupo a distância usando ele? Essa função permite que todos do grupo contribuam nas suas respectivas partes, coloque comentários e sugestões.

Drive – feito para o armazenamento de arquivos na nuvem. Isso garante que você não perca nenhum material do seu trabalho em grupo.

Google Agenda – com ela é possível criar eventos e lembretes e adicionar membros a eles. Além disso, na criação do evento também é possível adicionar o local e horário.

Apresentações – na maioria das vezes, os professores exigem uma apresentação em slide desse trabalho. O Apresentações foi feito pra isso! Ele é intuitivo e possui vários layouts prontos, pra ajudar até quem não manja nada de edição.

Planilhas – números, tabelas e gráficos podem ser o pesadelo para alguns, mas não podemos negar que o Google Planilhas torna essa missão muito menos difícil. 

Além desses, tem também o Gmail, o Hangouts, o Google Forms, entre outros. 


#Dica bônus: FastFormat


Esse aqui é matador! A FastFormat é uma plataforma online que coloca os trabalhos em norma ABNT. 

Só por isso eu já mereço agradecimentos não é mesmo? Fala a verdade, quem aqui gosta de colocar o trabalho em formato ABNT? Depois de todo o trabalho que foi fazer ainda ter que formatar?

E não só por ser cansativo, é porque é difícil também! Eu entendo, a ABNT tem várias regrinhas quanto ao seu formato que podem não ser claras pra todo mundo. Por isso essa ferramenta é muito bacana! Com ela a entrega do seu trabalho em grupo fica muito mais fácil.


Por que usar esses aplicativos no meu trabalho em grupo?


Bom, o meu intuito é sempre te ajudar. E caso ainda não tenha ficado claro os benefícios desses aplicativos, vou citar alguns aqui rapidinho:

  • Agilidade: a troca de mensagens e arquivos entre o seu grupo ficará mais eficaz do que se fosse feita via e-mail.
  • Segurança: como a maioria desses Apps sincronizam com a nuvem, isso diminui drasticamente as chances de você perder algum arquivo.
  • Eficiência: os lembretes, por push ou e-mail, vão ajudá-lo a lembrar de todas as tarefas.
  • Facilidade: algumas tarefas serão menos trabalhosas, pois há ferramentas que podem fazê-las por você.
  • Organização: eu sei que para muitos esse é um fator crucial, sobretudo em um trabalho em grupo. São muitas pessoas para serem coordenadas, essas ferramentas tornam as funções mais espontâneas e fluidas.


Os aplicativos que eu citei aqui são ótimos (alguns indispensáveis) para o seu trabalho em grupo. Mas não precisam ficar só para o trabalho ok? 

Eles são muito eficientes e podem te ajudar em vários momentos do seu dia a dia. Você pode incorporá-los a sua rotina, assim como eu já faço. 

Vou ficando por aqui, espero realmente que tenha tornado o seu trabalho em grupo menos ‘doloroso’. E pra ficar por dentro de mais dicas como essa curta a nossa fanpage! Tô sempre tentando melhorar a vida dos universitários, afinal de contas eu sou um de vocês ;)


Nos vemos por aí pequeno gafanhoto!



Veja ta mbém